“COMUNICARE” provém do latim e significa pôr em comum, entrar em relação. É o processo pelo qual os seres humanos trocam informações entre si.
Consiste na troca recíproca de mensagens, ideias, sentimentos, afetos, emoções com significado social e intenção de partilha e vivência.
A forma mais correta de exercer a comunicação é através da assertividade. Trata-se da habilidade de comunicar de forma clara e objetiva, abordando todas as informações necessárias. Logo, isso corresponde a se fazer bem entendido, coerente e não deixar espaço para dúvidas ou desentendimentos. Tendo sempre em consideração o respeito pelo outro.
ASSERTIVIDADE
É um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo.
Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante e não tem dificuldades em expressar a sua opinião.
Trata-se de uma competência emocional e é uma habilidade social que se aprende, podendo ser treinada e desenvolvida através da prática
Forma:
– Estabelecer contato visual;
– Utilizar o tom de voz adequado;
– Sincronizar a linguagem corporal com a verbal;
- evitar cruzar os braços;
- procurar uma posição de abertura;
- expressão facial coincidente com o conteúdo da mensagem.
– Limitar o uso de floreios, silêncios prolongados e esclarecimentos redundantes;
– Clareza na mensagem;
– Deve ouvir atentamente e de forma calma quando o outro estiver a falar;
– A mensagem deve transmitir emoção e intenção;
– Mostrar segurança, confiança e honestidade;
– Coerência entre ideias defendidas e demonstradas.
Aspetos positivos:
– Aumenta a autoestima.
– Evita comportamentos manipuladores e agressivos;
– Limita os conflitos, mal entendidos e discussões.
Algumas formas de melhorar as habilidades de comunicar:
– Livre-se de preenchimentos desnecessários – “Hum”, “ah” ou “tipo” não melhoram o nosso discurso.
– “Quebrar o gelo”, iniciando a conversa com uma história ou um acontecimento.
– Faça perguntas e repita a outra pessoa – Fazer perguntas e repetir as últimas palavras que foram proferidas mostra interesse no que está a ser dito, mantém-nos atentos e ajuda a esclarecer pontos que possam ter sido mal compreendidos.
– Afaste-se das distrações – Ex: Telemóvel.
– Adapte a sua mensagem ao público – Ajustar o seu discurso em função do público para o qual se vai dirigir.
– Eleve sua empatia – Praticar o ato de “ver” pelo ponto de vista do outro, ajuda a entender melhor a sua mensagem assim como a sua comunicação não verbal.
– Escute.
“A comunicação é a arte de ser entendido.”
Peter Ustinov