“COMUNICARE” provém do latim e significa pôr em comum, entrar em relação. É o processo pelo qual os seres humanos trocam informações entre si.

Consiste na troca recíproca de mensagens, ideias, sentimentos, afetos, emoções com significado social e intenção de partilha e vivência.

A forma mais correta de exercer a comunicação é através da assertividade. Trata-se da habilidade de comunicar de forma clara e objetiva, abordando todas as informações necessárias. Logo, isso corresponde a se fazer bem entendido, coerente e não deixar espaço para dúvidas ou desentendimentos. Tendo sempre em consideração o respeito pelo outro.

ASSERTIVIDADE

É um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo.

Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante e não tem dificuldades em expressar a sua opinião.

Trata-se de uma competência emocional e é uma habilidade social que se aprende, podendo ser treinada e desenvolvida através da prática

Forma:

 – Estabelecer contato visual;

 – Utilizar o tom de voz adequado;

 – Sincronizar a linguagem corporal com a verbal;

  • evitar cruzar os braços;
  • procurar uma posição de abertura;
  • expressão facial coincidente com o conteúdo da mensagem.

 – Limitar o uso de floreios, silêncios prolongados e esclarecimentos redundantes;

 – Clareza na mensagem;

 – Deve ouvir atentamente e de forma calma quando o outro estiver a falar;

 – A mensagem deve transmitir emoção e intenção;

 – Mostrar segurança, confiança e honestidade;

 – Coerência entre ideias defendidas e demonstradas.

Aspetos positivos:

 – Aumenta a autoestima.

 – Evita comportamentos manipuladores e agressivos;

 – Limita os conflitos, mal entendidos e discussões.

Algumas formas de melhorar as habilidades de comunicar:

 – Livre-se de preenchimentos desnecessários – “Hum”, “ah” ou “tipo” não melhoram o nosso discurso.

 – “Quebrar o gelo”, iniciando a conversa com uma história ou um acontecimento.

 – Faça perguntas e repita a outra pessoa – Fazer perguntas e repetir as últimas palavras que foram proferidas mostra interesse no que está a ser dito, mantém-nos atentos e ajuda a esclarecer pontos que possam ter sido mal compreendidos.

 – Afaste-se das distrações – Ex: Telemóvel.

 – Adapte a sua mensagem ao público – Ajustar o seu discurso em função do público para o qual se vai dirigir.

 – Eleve sua empatia – Praticar o ato de “ver” pelo ponto de vista do outro, ajuda a entender melhor a sua mensagem assim como a sua comunicação não verbal.

 – Escute.

“A comunicação é a arte de ser entendido.”

Peter Ustinov